Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Realizada inspeção de urnas que serão utilizadas na eleição do 5º constitucional

    As eleições acontecerão no dia 11 de dezembro

    Na manhã desta segunda-feira, 30, no Depósito de Urnas Eletrônicas, localizado na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, ocorreu a conferência das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições para o Quinto Constitucional do TRT 20ª Região – 2015 que está prevista para acontecer no dia 11 de dezembro, das 10 às 18 h.

    O TRE/SE está auxiliando a Comissão de Eleição, com a disposição de urnas que serão distribuídas em Nossa Senhora da Glória, Lagarto, Itabaiana, Estância, Propriá e em Aracaju, que terá dois locais de votação.

    Na oportunidade estiveram presentes o Presidente da Comissão Eleitoral, Carlos Alberto Monteiro Vieira, os membros da comissão, Rafael Sandes Sampaio e Carolina de Castro Leite A. Vieira, os candidatos, Thenisson Santana Dória, Gianini Rocha Gois Prado, Roosevelt Rodrigues de Souza, José Alvino Santos Filho e as advogadas, Simone Malaquias de Oliveira, Dalila Almeida Andrade Sales, Marcela Zorzo representando os candidatos Marcos Povoas, João Carlos China, Bruno Loeser Prado, respectivamente.

    O Presidente da Comissão de Eleições da OAB, Carlos Alberto, tornou assente a sua expectativa para eleição. “Esperamos que os advogados compareçam, como foi no Pleito da própria OAB/SE, já que devemos privilegiar os advogados que concorrem ao 5º constitucional. Trata-se de um direito constitucional, portanto os advogados têm a obrigação e o dever, embora o voto seja facultativo, de fortalecer as candidaturas e tornar aquele que for escolhido o seu legítimo representante, por isso, eu espero que seja de fato uma eleição que registre um comparecimento maciço”, informa o presidente. Carlos Alberto esclareceu ainda que o quinto constitucional é o mecanismo que confere vinte por cento dos assentos existentes nos tribunais aos advogados e promotores, tratando-se de um julgador eleito pelas categorias.

    O número total de eleitores aptos para votar nas eleições é de 6.512, que elegerão seis (6) candidatos entre (12) concorrentes. Uma das integrantes da Comissão, Carolina de Castro Leite A. Vieira, tem esperança de que as eleições obtenham o mesmo êxito do Pleito da OAB/SE, realizado este mês. “Estamos esperando uma eleição mais tranquila, devido ao fato de o voto ser optativo e tomando como base o que aconteceu para Presidente da OAB/SE.

    O Assessor de Planejamento e Gestão e Substituto do Secretário da STI, Evandro Lima Nascimento, comenta sobre a expectativa da participação do TRE/SE na eleição. “Esperamos que ocorra tudo bem, da mesma forma que a última eleição, a da OAB, que não teve troca de urnas. O número de eleitores é o mesmo e os locais de votação também. Trata-se de 16 seções, sendo que onze delas na capital e cinco em localidades diferentes do interior do estado. Para a eleição, serão disponibilizadas dez urnas de contingência.

    Após a aprovação dos dados da urna, os membros da Comissão, os candidatos e os representantes legais dos candidatos assinaram uma ata que autoriza as informações que deverão constar das urnas. Uma vez firmado esse documento, as mídias passam a ser geradas para dar carga nas urnas.

    Estiveram presentes também o Diretor Geral, Pedro Vieira Santos, a chefe da Seção de Administração de Urnas, Mônica Martins Avila Prado e o Técnico Judiciário, Manoel Marcondes Barros da Silva.

    • Publicações2083
    • Seguidores284329
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/realizada-inspecao-de-urnas-que-serao-utilizadas-na-eleicao-do-5o-constitucional/261915363

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)