Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ciclo de cursos com temas eleitorais tem abertura com “Ações Cíveis Eleitorais”

    Iniciativa é resultado de parceria entre a EJE/SE e a EJUSE

    Ações Cíveis Eleitorais foi o tema que abriu o ciclo de cursos promovido pela EJUSE em parceria com a EJE/SE, Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe.Realizado no auditório do 7º andar do Anexo I do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), o curso teve como ministrante o Professor e Promotor de Justiça do Rio Grande do Sul, Rodrigo López Zilio.

    De acordo com o ministrante, que também coordena a equipe de promotores de Justiça que atua no âmbito eleitoral no Rio grande do Sul, “O objetivo é dar uma visão panorâmica das ações cíveis eleitorais, agrupando os diversos tipos de ações em gêneros conforme o seu objeto (arguir inelegibilidade ou combater os ilícitos eleitorais)”.

    Destacando que “A mudança mais significativa nas ações cíveis eleitorais dada pela minirreforma eleitoral é o novo tratamento dispensado ao Recurso Contra a Expedição do Diploma”, o promotor discutiu também temas relacionados a Elementos Nucleares do Direito Eleitoral (registro e diploma); Ilícitos Eleitorais: Unicidade de Fato e Multiplicidade de Incidências Fático-Jurídicas e Espécies de Ilícitos Eleitorais; Classificação das Ações Cíveis Eleitorais (quanto ao gênero); Ações de Arguição de Inelegibilidade e Ações de Apuração de Abuso (com e sem cassação do registro ou diploma); Recurso Contra a Expedição do Diploma; Representação por Captação Ilícita de Sufrágio, entre outros também importantes.

    Estiveram presentes no curso o Vice-Presidente do TJSE e Diretor interino da Ejuse, Des. Edson Ulisses de Melo, a Juíza Federal e membro efetivo da Corte Eleitoral do TRE/SE (biênio 2012/2014), Lidiane Vieira Bomfim Pinheiro de Meneses, o Diretor-Geral do TRE/SE, Pedro Vieira, magistrados e servidores do TJSE e do TRE.

    Fonte: TJ/SE

    • Publicações2083
    • Seguidores284329
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações77
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ciclo-de-cursos-com-temas-eleitorais-tem-abertura-com-acoes-civeis-eleitorais/114806072

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)