Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Alistamento eleitoral

    Confira o que é necessário para tirar o título eleitoral

    Após o término do Pleito Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) informa que as suas Unidades estão aptas a realizar operações de atendimento ao eleitor, tais como o alistamento eleitoral e transferência de domicílio. A Legislação Eleitoral prevê o fechamento do cadastro de eleitor seis meses antes das Eleições.

    O alistamento eleitoral permite ao eleitor o desempenho dos seus direitos políticos, a exemplo do voto. Segundo o Código Eleitoral, o alistamento é obrigatório para os cidadãos maiores de 18 e menores de 70 anos e facultativo para os analfabetos e pessoas entre 16 e 18 anos. O TRE/SE ressalta ainda que os jovens que completarem 16 anos no dia das Eleições poderão obter a primeira via do título eleitoral.

    Alistamento Eleitoral

    Para que o cidadão regularize a sua situação eleitoral, ele deve comparecer ao Cartório de sua Zona munido dos seguintes documentos (original e xérox):

    1 – Documento de identificação com foto, ou seja, carteira de identidade, carteira do trabalho ou carteira profissional (CREA, OAB, Militar.);

    2 – Comprovante de quitação do serviço militar (obrigatório para os homens - de 1º de janeiro do ano em que completar 18 anos a 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos);

    3 – Comprovante de residência (recibos de água, luz, telefone, correspondência bancária ou qualquer outro comprovante idôneo, a critério do Juiz Eleitoral).

    Transferência de Domicílio

    Para requerer a transferência do título eleitoral, o cidadão deve, além de apresentar os documentos supracitados, residir a pelo menos três meses no domicílio atual completado doze meses da data da emissão do título ou da última transferência.

    Penalidades

    Conforme disposto no Art. do Código Eleitoral, o cidadão que não regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral poderá sofrer penalidades, a exemplo da impossibilidade de obter a carteira de identidade, passaporte, inscrever-se em concursos para cargo ou função pública, não matricular-se em instituições públicas de ensino superior e outras consequências.

    Horário de Atendimento

    Os Cartórios Eleitorais com sede na Capital realizam o atendimento externo das 7h às 13h, de segunda à sexta-feira. A Central de Atendimento de Aracaju funciona no horário das 7h às 13h. Os CEAC's do Shopping Riomar e da Rodoviária Nova atendem no horário das 7h15 às 17h45.

    As demais Zonas Eleitoral realizam o atendimento externo no horário das 8h às 13h.

    • Publicações2083
    • Seguidores284328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações95
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alistamento-eleitoral/160623335

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)