Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRE-SE lembra como as mulheres são importantes para a democracia

    O 8º dia de março é internacionalmente dedicado à mulher. A data relembra, todos os anos, as lutas femininas pela igualdade, por melhores condições de vida e de trabalho, além do direito de poder participar das decisões políticas e sociais.

    Já imaginou se só os homens pudessem escolher os parlamentares de seu país? Parece estranho hoje em dia, mas era uma realidade no início século passado: no Brasil, até 1932, nenhuma mulher tinha o voto como um direito reconhecido.

    Mulheres no poder

    Dois anos depois, em 1934, graças a muita resistência e à luta de brasileiras determinadas, o sufrágio feminino deixou de ser idealização e passou a dever constitucional. Pouco mais de oitenta anos depois, há mais mulheres do que homens com direito a voto no Brasil. Em Sergipe não é diferente. 52,7% do eleitorado é feminino.

    As mulheres também estão, ano após ano, mais dispostas a assumirem os cargos políticos. Levando como parâmetro as últimas eleições municipais (2016), em todo o Estado de Sergipe, 36 mulheres concorreram às Prefeituras de seus respectivos municípios sendo que 11 foram eleitas. No Poder Legislativo, 1680 candidatas aspiravam a uma vaga na Câmara de Vereadores e 129 receberam o mandato popular.

    Direito de todos

    O presidente do TRE-SE, desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, em nome da Justiça Eleitoral sergipana, parabeniza as mulheres pela data ao tempo em que conclama toda a sociedade a dar vida ao artigo , inciso IV, da Constituição Federal, o qual estabelece como um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil a “promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação”.

    • Publicações2083
    • Seguidores284328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-se-lembra-como-as-mulheres-sao-importantes-para-a-democracia/436529222

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)